segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

JOGOS RECREATIVOS

Facilitadores do processo ensino-aprendizagem


      A utilização de jogos recreativos em sala de aula, como facilitadores do processo ensino aprendizagem, já é bem conhecida. Destaca-se alguns aspectos significativos: integração, desinibição, estimulação cognitiva e motora, discriminação visual, discriminação auditiva, descoberta de potencialidades, recursos importantes para apresentação de novas aprendizagens. Os jogos abaixo, poderão ser adequados as diferentes disciplinas, conteúdos programáticos... tornando o ambiente da sala de aula AFETIVO, ALEGRE...MOTIVADOR PARA A CONVIVÊNCIA E A APRENDIZAGEM.



“Onde é bom CONVIVER, é ótimo APRENDER”


1) CAIXINHA DE SURPRESAS


a. Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem.


b. Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.


c. A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado, ou som de uma música, que pára subitamente.


d. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música pára,deverá tirar da caixinha uma papeleta a executar a tarefa prescrita.


e. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha, ou o interesse do grupo.

2) ESCUTAR E PROCURAR

a. O professor espalha de oito a dez pessoas pela sala.


b. A seguir venda os olhos de um voluntário, que deve conhecer o nome das pessoas espalhadas pela da sala.


c. Cabe ao voluntário, de olhos vendados, chamar pelo nome uma das pessoas da sala, e este responderá.


d. A seguir o voluntário irá ao encontro da pessoa que atendeu a chamada, procurando localizá-la e tocá-la. 


e. Se após três chances não tiver encontrado a pessoa chamada, a brincadeira continua com outro voluntário. 

3) PROVA DO SINCRONISMO



a. O professor chama 4 alunos para o centro do grupo.


b. Usando um objeto qualquer (casaco, pasta, etc.) para que cada um segure uma extremidade e executem com exatidão e rapidez as ordens dadas.


c. O professor dará ordens rápidas, como: baixar, levantar, para baixo, para cima, para fora, para dentro, etc. Fazendo pausas para os presentes observarem o desencontro dos executores das ordens.


d. Continua-se por poucos momentos.

👉Este é só um exemplo da diversidade das dinâmicas que facilitam          tanto o ato de educar, tornando-o prazeroso e estimulante.

    Mais dinâmicas? Mais dicas? Fique ligado no meu blog que logo terei       mais novidades. 

   Ou, se preferir, entre em contato por e-mail (roalles@uol.com.br) ou      deixe seu recado no meu mural.
   Vou adorar lê-los!!!
   Abraços!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário